TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

UFLA aprimora Governança de TI com aquisição de novo firewall

Publicado: Quarta, 08 Março 2023 13:40 | Última Atualização: Quarta, 08 Março 2023 13:41 | Acessos: 289
Gentileza solicitar descrição da imagem

Com a conclusão da troca do equipamento antigo de firewall da Universidade Federal de Lavras (UFLA) por um novo, mais moderno e mais eficiente, a instituição aprimora sua Governança de Tecnologia da Informação, oferecendo uma série de benefícios, como mais segurança cibernética, melhor desempenho da rede, maior visibilidade e controle da rede. Essa nova tecnologia traz mais eficiência, eficácia e efetividade aos sistemas de TI da Instituição, com a consequente redução de custos e melhoria dos serviços prestados à comunidade acadêmica e à sociedade.

Firewall é o equipamento que atua como uma barreira entre a rede interna da organização e a Internet, analisando todo tráfego que entra e sai da Universidade, bloqueando vírus, sites proibidos e fazendo controle de aplicativos.  O novo equipamento adquirido pela UFLA foi um firewall de próxima geração (NGFWs). Como explica o Coordenador de Operação e Segurança da Informação da DGTI/SGV, Fernando Elias de Oliveira, “os NGFWs são capazes de detectar e bloquear ataques sofisticados, ao aplicar políticas de segurança em diversos níveis”.

De acordo com o Coordenador de Infraestrutura Computacional da UFLA (DGTI/SGV), Thiago do Prado Ramos, o crescente aumento da demanda de conectividade e a maior velocidade de acesso aos sistemas internos e à internet, por parte da comunidade acadêmica, têm exigido equipamentos de rede mais robustos. Com o aumento da complexidade dos ataques cibernéticos, a proteção da rede tornou-se prioridade da gestão da Universidade e, com isso, foi realizada a troca do Firewall da UFLA por um equipamento mais moderno e seguro no final de 2022, com valor aproximado de 460 mil reais.

O novo firewall conta com recursos de segurança abrangentes, como defesa de intrusão, prevenção, VPN, controle de aplicativos, análise de malware, filtragem de URL, segurança de DNS, serviços Geo-IP e Bot-net, protegendo o perímetro de ameaças avançadas, sem degradar o desempenho da rede. Também possui redundância de equipamento com alta disponibilidade, ou seja, se um equipamento apresentar problemas, o outro assume todo o serviço sem parar a rede.

Com a aquisição de um firewall mais moderno, as principais vantagens são:

Maior segurança: possui recursos de segurança mais avançados, como filtragem de pacotes, detecção e prevenção de intrusões, gerenciamento de políticas de segurança. Isso significa que a rede acadêmica estará mais protegida contra ameaças cibernéticas, como malware, phishing e ataques de negação de serviço (DDoS).

Melhor desempenho: consegue processar volumes muito maiores de tráfego de rede. Isso significa que a rede opera de forma mais eficiente, sem atrasos ou quedas de desempenho, que podem ocorrer com equipamentos antigos e sobrecarregados.

Redução de custos: equipamentos antigos exigem manutenção mais frequente e podem apresentar falhas com mais frequência, o que pode resultar em custos mais altos.

Maior visibilidade e controle: possui recursos avançados de monitoramento e relatórios, proporcionando uma visão mais clara do tráfego de rede em tempo real e auxiliando a  tomar medidas para melhorar a segurança e o desempenho da rede.

O novo firewall ainda é capaz de emitir vários tipos de relatório, que permitem melhor tomada de decisão em TI. “Com essas ferramentas, a DGTI/SGV pode realizar uma análise de tráfego em tempo real. Esses dashboards podem fornecer informações valiosas sobre o uso da rede, permitindo que os administradores identifiquem problemas de desempenho, monitorem o tráfego suspeito e detectem problemas de segurança”, explica o diretor de Gestão de Tecnologia de Informação, Erasmo Evangelista de Oliveira.
O superintendente de Governança da UFLA, Adriano Higino Freire, informa que, com o apoio da Reitoria e da Proplag, novos investimentos e ações serão realizados para o contínuo desenvolvimento da Governança de Tecnologia da Informação na UFLA, capazes de contribuir com o alcance dos objetivos estratégicos e a missão da Instituição.

Fonte: Comunicação UFLA