Comunicado

Descontinuidade do recurso de gravação do Google Meet no plano gratuito do Google Workspace for Education

Publicado: Sexta, 28 Janeiro 2022 15:42 | Última Atualização: Sexta, 28 Janeiro 2022 19:02 | Acessos: 3793

A Diretoria de Gestão de Tecnologia e Informação (DGTI) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) informa que o recurso de gravação do Google Meet foi descontinuado no plano gratuito do Google Workspace for Education Fundamentals (antiga plataforma Gsuite).  A Universidade está em contato com a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) desde o final de 2021 para  viabilizar a contratação do Google Workspace Plus. O Google Workspace Plus é uma versão paga que dispõe do recurso de gravação. A expectativa é que no prazo de 45 dias o contrato seja assinado e o recurso seja restabelecido.

Até que a contratação seja concluída, uma opção é a utilização da ferramenta OBS Studio (Open Broadcaster Software), que permite gravar a tela do computador.  Desta forma, utilizando o Google Meet em conjunto com o OBS Studio, será possível continuar gravando as reuniões/aulas .

Os procedimentos sobre como instalar o OBS Studio, gravar a tela do Google Meet, salvar o vídeo, transferi-lo para Google Drive e disponibilizar o link no Campus Virtual estão disponíveis na página da DGTI  no endereço https://dgti.ufla.br/pt/servicosti/google-workspace-for-education/tutoriais .

A equipe de suporte da DGTI está disponível para sanar dúvidas, conforme os canais disponíveis em sua página de contatos. Requisições e registros de problemas devem ser feitos no Catálogo de Serviços de TI (Abre em nova Janela)

As demais funcionalidades dos serviços do Google for Education não foram afetadas.

Outras ferramentas de gravação

Na maioria das situações, o Google Meet limitado atende às necessidades institucionais. No entanto, o docente poderá utilizar outras ferramentas de gravação que julgue pertinentes e que já domine o uso. Para atender as necessidades no momento, sugerimos algumas opções de fácil uso e testadas pela equipe de suporte da DGTI, que está preparada para auxiliar no uso:

Webconf - RNP

O Webconf da RNP conta com recursos básicos para realização de videoconferências e pode ser usado com o email institucional.

• Recomendado para defesas de teses/ dissertação, eventos, reuniões de conselhos e congregações
  • Permite gravar reunião: Sim (serviço limitado, preferencialmente disponível para pró reitorias, unidades acadêmicas, departamentos)
  • Limitação de tempo: Não
  • Limitação de espaço de armazenamento: 10 GB (compartilhado entre todos os usuários da UFLA)
  • Quantidade de reuniões simultâneas: 40
  • Limitação de pessoas: até 500 por meio de streaming
  • Link: https://conferenciaweb.rnp.br

Extensão Google Screen Recorder

Outra boa opção é a extensão do Google Chrome denominada Google Screen Recorder, cujo uso é recomendado pela Coordenadoria de Educação a Distância da UFLA.  No vídeo disponível é possível ver um passo a passo de como utilizar esta ferramenta. Para utilizar esta extensão do Google, basta  instalar a extensão no navegador Google Chrome. O processo de gravação é muito simples, e ao final você pode baixar o vídeo e compartilhá-lo pelo Google Drive ou pelo Youtube.