TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

UFLA adere ao serviço de certificação digital gratuito para toda a comunidade universitária

Publicado: Sexta, 17 Setembro 2021 16:14 | Última Atualização: Sexta, 17 Setembro 2021 16:16 | Acessos: 671

Toda a comunidade da Universidade Federal de Lavras (UFLA) passa a ter acesso a certificados digitais pessoais por meio do serviço de certificação ICPEdu (Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa), uma identificação on-line com nível equivalente às assinaturas avançadas, gerenciada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

O serviço viabiliza a emissão ilimitada e gratuita de certificados digitais para estudantes e servidores, que podem ser utilizados para a assinatura eletrônica de documentos e, futuramente, para a autenticação on-line em processos e sistemas acadêmicos institucionais e governamentais, como alternativa mais segura ao sistema tradicional de login e senha. Além disso, está alinhado à estratégia digital do governo federal, viabilizando serviços acessíveis a qualquer hora e a um custo menor.

O certificado digital pessoal ICPEdu tem validade de um ano e pode ser gerado novamente após o final do período de duração. Os usuários que desejarem emitir o certificado devem se identificar pelo sistema da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) no endereço https://pessoal.icpedu.rnp.br. O acesso ao CAFe é feito utilizando o mesmo login e senha de acesso aos sistemas institucionais da UFLA.

A certificação ICPEdu não substitui os certificados digitais utilizados para acessar os seguintes sistemas: Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP); Sistema Integrado de Administração de Pessoal (SIAPE); Sistema de Gestão de Pessoas (SIGEPE), Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI), Portal de Compras - COMPRASNET, Receita Federal, entre outros.

Dúvidas sobre a geração e utilização do certificado podem ser esclarecidas no endereço https://pessoal.icpedu.rnp.br/public/ajuda, no manual institucional  ou por meio do catálogo de serviços de TI da UFLA.

Fonte: Comunicação/UFLA - Autora: Gláucia Medes