Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfrdeites
Inauguração do prédio da DGTI e Datacenter

Emoção marca a inauguração do Datacenter e Prédio da DGTI

Escrito por Flavinha Reis|DGTI | Publicado: Terça, 05 Mai 2020 15:44 | Última Atualização: Quarta, 30 Junho 2021 18:01 | Acessos: 1572
Gentileza solicitar descrição da imagem

Emoção marca a inauguração do Datacenter e Prédio da DGTI no dia 27/04/2020

No dia 27 de abril de 2020, o reitor (Professor José Roberto Soares Scolforo) , a vice-reitora (Professora Édila Vilela de Resende Von Pinho), o Diretor da DGTI (Erasmo Evangelista de Oliveira), coordenadores da DGTI e alguns representantes da Direção Executiva  Universidade Federal de Lavras realizaram  a cerimônia de inauguração do DataCenter e Prédio da DGTI.data center equipe121

O novo prédio que hoje abriga a equipe da DGTI tem cerca de 2.000m², com acesso pela Avenida Norte. Cerca de 60 pessoas, entre servidores e bolsistas, frequentam o espaço. A infraestrutura disponível e o trabalho realizado no local servem a toda a comunidade acadêmica.

A conclusão do projeto do Datacenter, permitirá um salto enorme de qualidade na prestação dos serviços de TIC para a comunidade acadêmica, uma vez que haverá um incremento considerável nos requisitos de segurança da informação, sobretudo  no que se refere a confidencialidade (controle de acesso à informação), integridade (preservação do conteúdo original dos dados) e a disponibilidade (informação disponível aos usuários autorizados  sempre que necessitarem) da informação.

Além do aumento na disponibilidade dos serviços de TIC prestados, o  novo Datacenter da UFLA,  proporcionará uma evolução consideravel no desempenho dos sistemas/ serviços de TIC prestados pela DGTI a comunidade acadêmica. Cabe destacar também, o aperfeiçoamento no controle e monitoramento das condições ambientais (temperatura, umidade, energia, segurança física) do local onde os novos equipamentos de armazenamento e processamento de dados estão hospedados.

fotos dataO novo datacenter tem um elevado nível de qualidade em sua infraestrutura, podendo ser classificado como um Datacenter III (Nível 3 em uma escala de 1 a 4), com requisitos de   alta disponibilidade (disponibilidade de  99,982%,  possibilitando menos de duas horas parado no ano).  Sendo assim, tal infraestrutura coloca a UFLA em um alto patamar tecnológico,  atingido por poucas instituições de ensino no país.

Este sonho, mais que um projeto, foi conquistado graças a dedicação de todo o time da DGTI que se dedicou desde à concepção do  projeto  até o acompanhento e fiscalização de toda  execução da obra, fiscalizando cada detalhe. inaugura

Cabe destacar também a visão, o empenho e a sensibilidade da direção executiva em considerar  o projeto importante para o alcance dos objetivos estratégicos da instituição, bem como enxergar no projeto uma contigência para mitigar os riscos e os impactos na continuidade dos processos institucionais tanto da área meio (admistrativo) quanto na área fim (acadêmico).  Isto demontra o compromisso da Direção executiva com a valorização da TI e mostraque de fato consideraram a informação e a comunicação de dados como importantes ativos da  UFLA, alocando  recursos financeiros para investir no projeto.

Recebido definitivamente e com instalação concluída na última sexta-feira, o Datacenter  é parte de um plano ousado de melhoria da infraestrutura de armazenamento e processamento da UFLA, previsto no Plano Diretor de Tecnologia da informação - PDTIC 2017-2020, aprovado pelo Comitê de Governança Digital.

A solução conta com um ambiente com alto nível de segurança e coloca a UFLA na vanguarda em relação a infraestrutura de armazenamento e processamento, com contingências e redundâncias  resilientes aos mais diversos tipos de incidentes.  A solução contempla várias disciplinas:

• Energia: grupo motor gerador e no breaks redundantes, com alimentação de duas linhas elétricas que permitirá dar manutenção com o datacenter em funcionamento, além de garantir o fornecimento de energia ininterrupta;
  • Sistema de climatização: máquinas de ar condicionado de precisão redundante com alta eficiência;
  • Sistema de monitoramento ambientall: sensores de temperatura, umidade e fumaça;
  • Tomadas de energia inteligentes, com monitoramento de consumo de energia, tensão e corrente;
  • Sistema de detecção e combate a incêndio com gás de supressão;
  • Sistema de controle de acesso biométrico ( com reconhecimento de impressão digital e facial)
  • Sistema de monitoramento de circuito interno de câmeras de segurança em todos os ambientes.

IMG 3097Toda esta Infraestrutura de Tecnologia da Informação  foi preparada para abrigar computadores de alto de desempenho de última geração. Trata-se de equipamentos com o que há de mais recente no mercado (tecnologia hiperconvergente),  que darão suporte aos sistemas administrativos e acadêmicos da UFLA. Tal infraestrutura atenderá à crescente demanda de novos projetos, como por exemplo o Diploma Digital e Digitalização do Acervo Acadêmico, bem como melhora o desempenho e a confiabilidade dos sistemas  já existentes, tais como o sistema de videossegurança do Campus,  Ambientes Virtuais de Aprendizado (Campus Virtual), Sistemas de Informações Gerenciais (SIG, SIPAC, SIGAA), Portal da UFLA e demais  Sítios Eletrônicos das Pró Reitorias, Diretorias, Departamentos e demais unidades acadêmicas e administrativas.

(Título: Acesse as fotos da inauguração do Prédio e Datacenter) Clique aqui e acesse as fotos