Ir direto para menu de acessibilidade.

Atividades no Processo de Desenvolvimento e Manutenção dos Sistemas Integrados de Gestão

Publicado: Segunda, 27 Mai 2019 16:17 | Última Atualização: Segunda, 27 Mai 2019 16:26 | Acessos: 1323

Criação de Tarefas


Normalmente as demandas são registradas no sistema de suporte pelo cliente, mas ela também poderá ser comunicada por outros meios. Caso a demanda resulte em uma tarefa de desenvolvimento, uma tarefa no Redmine deverá ser criada num projeto apropriado (manutenção corretiva, manutenção evolutiva não prevista ou projeto próprio), deverá estar relacionada a uma meta do PDTIC e deverá conter o(s) número(s) da(s) tarefa(s) relacionada(s) do suporte. Esta tarefa poderá ser utilizada em todo o processo de desenvolvimento, ou a partir dela poderão ser criadas subtarefas para separar as atividades de desenvolvimento.

Elaboração de Proposta Técnica

Caso a tarefa necessite de uma proposta técnica, ela deve ser elaborada pelo Analista de Negócio, validada pelo cliente e anexada na tarefa principal. Após a elaboração da proposta técnica, o analista de negócio deve:

  1. indicar a data limite desejada pelo cliente para a entrega da tarefa (campo "Data desejada").
  2. registrar o tempo de trabalho na atividade "Análise e especificação".
  3. definir a prioridade da tarefa. Tarefas com prioridade Urgente e Imediata devem ser comunicadas ao chefe da coordenadoria de desenvolvimento pois indica a necessidade de parar atividades em andamento.
  4. alterar a situação da tarefa para "Para especificar".
  5. atribuir a tarefa ao analista de requisito.

Especificação de Requisitos

O Analista de Requisitos deve utilizar as informações fornecidas pelo Analista de Negócio para realizar a especificação da tarefa. Tarefas do tipo "Nova Funcionalidade" devem conter um caso de uso especificado em uma página da wiki do projeto SIG-UFLA no Redmine. Tarefas de manutenção devem atualizar a documentação existente e conter as informações necessárias para o entendimento do problema. Após a especificação, o analista de requisito deve:

  1. registrar o tempo de trabalho na atividade "Análise e especificação".
  2. incluir na tarefa a estimativa de tempo total necessária para realizar as atividades de desenvolvimento, teste, validação e release.
  3. alterar a situação da tarefa para "Para desenvolver".
  4. verificar se há disponibilidade de desenvolvedor, se não houver deixar sem atribuição para que ela seja incluída na lista de tarefas para desenvolvimento.

Atribuição de tarefa para o desenvolvimento

O analista de requisito poderá atribuir a tarefa diretamente para um desenvolvedor, conforme planejamento da equipe de desenvolvimento, ou deixar a tarefa sem atribuição. No último caso, os desenvolvedores estão orientados a pegar tarefas seguindo a ordem:

  1. prioridade (decrescente),
  2. data prevista (crescente),
  3. tempo estimado (crescente).