Acesso rápido
Notícias da DGTI
DGTI divulga o Resultado Final dos inscritos no Edital de Seleção Interna Nº 01/2023/DGTI/SGV/UFLA
Resultado preliminar dos inscritos no Edital de Seleção Interna Nº 01/2023/DGTI/SGV/UFLA
-
Confira as notícias que foram destaque na UFLA de 7 a 11/9. Rebobina Aí!
-
Prêmio Destaque em Extensão, Esporte e Cultura na categoria Comunicação Pública da Ciência
-
Prêmio Destaque em Extensão, Esporte e Cultura na categoria Atividades Extensionistas, Esportivas e Culturais
-
Prazo para submissão no 17º Congresso Unificado da UFLA encerra-se na segunda-feira (14/9)
-
UFLA oferece 13 vagas no Exame Nacional de Ingresso no Mestrado Profissional em Matemática
-
Departamento de Educação Física celebra 50 anos
A Visão Geral das Integrações entre os Sistemas Institucionais apresenta um panorama da complexidade envolvida na manutenção e evolução dos sistemas institucionais. Para se ter uma ideia, apenas o SIG-UFLA apresentava em Julho de 2019 as seguintes estatísticas:
- Grupos (perfis): 105
- Páginas relacionadas a grupos: 2.907 (mais páginas públicas)
- Tabelas de banco de dados: 608
- Relacionamentos entre tabelas: 977
- Linhas de código: ~700.000
- Classes: ~1.250
- Métodos: ~6.700
- Usuários ativos: 18.523 (desconsiderando usuários de eventos)
- Média de requisições diárias: ~315.000
Para suportar a carga de utilização diária do SIG-UFLA, o sistema é mantido em uma infraestrutura clusterizada com três servidores em balanceamento de carga contínuo.
Para que os sistemas institucionais evoluam com qualidade e com o mínimo de retrabalho, é necessária a aplicação de um processo de software bem definido, com a participação ativa das áreas de negócio donas do processos informatizados pelos sistemas. Um processo de software pode ser entendido como uma sequência de atividades que leva à produção de um produto de software [2]. A Figura 1 ilustra o processo de software utilizado pela Coordenadoria de Sistemas de Informação/DGTI para evolução dos sistemas institucionais e integrações.
Figura 1 - Processo de Desenvolvimento dos Sistemas Institucionais e Integrações utilizado pela Coordenadoria de Sistemas de Informação da DGTI .








