Por determinação do Ministério da Educação, os diplomas de cursos de graduação da UFLA passam a ser expedidos, registrados e entregues em formato digital, com a mesma validade do diploma impresso, sendo que a primeira via será sem custos para o aluno. Na prática, ele é uma versão eletrônica e autêntica do documento.

A emissão do documento em formato digital é fruto do trabalho realizado pela equipe da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Setor de Expedição e Registro de Diplomas (SERD), vinculado à Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) em conjunto com a equipe da Diretoria de Gestão de Tecnologia e Informação (DGTI), que contou, ainda, com a contribuição de outros setores da instituição para que pudessem implementar a solução de Diploma Digital na UFLA.

O Diploma Digital é um projeto iniciado pelo MEC em 2018 que visa diminuir os custos e agilizar o processo de emissão de Diplomas nas Instituições. A nova tecnologia permite maior agilidade, modernização de processos dentro da Instituição, redução da burocracia e a otimização de tempo nas atividades, o que permite a disponibilização do diploma em um prazo menor.  Conforme estimado pelo MEC, a emissão/registro de um Diploma Digital proporcionará uma redução de custos de aproximadamente R$305,00 por diploma para a instituição.

O projeto do Diploma Digital foi instituído pela Portaria MEC nº 330/2018 e implementado seguindo as diretrizes da Portaria MEC nº 554/2019. As especificidades técnicas para a emissão e registro do documento foram definidas inicialmente na Nota Técnica No. 13/2019/DIFES/SESU/SESU e atualizada nas demais instruções normativas.

Todo Diploma Digital gerado possui o carimbo de tempo e a assinatura com certificado digital. O carimbo de tempo é determinado pela ICP-Brasil, que declara a criação do documento em um horário e data predeterminados no horário oficial de Brasília. A assinatura é um certificado digital que deve ser emitido pelo mesmo órgão, isso permite a dispensa da presença física dos envolvidos no processo. O certificado digital funciona como uma identidade virtual, e sua autenticidade é garantida por criptografia.

Também faz parte de uma das etapas do processo de geração do Diploma Digital, a inclusão dos documentos em formato digital dos alunos, que formam o Dossiê do Discente. Todos os tipos de documentos que compõem o Dossiê do Discente foram classificados e padronizados com apoio da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) da UFLA. O processo de digitalização desses documentos em papel está sendo realizado na DRCA para que ao final, todos estejam disponíveis no formato digital, permitindo assim a geração do Diploma Digital para todos os cursos da UFLA. Ao todo, serão digitalizados mais de três milhões de documentos possibilitando, no futuro próximo, que os dossiês sejam totalmente digitais.

Desta forma, todos os egressos de cursos de graduação que colaram grau a partir de 18/11/2021 receberão o documento em formato digital, dentro dos prazos previstos em Lei enquanto aguardam a emissão do diploma, os concluintes continuam tendo acesso ao Atestado de Conclusão do curso e Histórico Escolar, via Sistema Integrado de Gestão (SIG). Estes documentos ficarão disponíveis para que o egresso possa fazer o download em até 48h da colação de grau, como já ocorre atualmente.

Àqueles que colaram grau antes de 18/11/2021 e, que porventura ainda não tenham retirado seu diploma, poderão retirar versão impressa do diploma na DRCA conforme o horário de atendimento desta Diretoria. Egressos com Registro Acadêmico (número de matrícula) anterior a 2017 deverão realizar o agendamento para a retirada do documento. O agendamento deverá ser feito com pelo menos 3 (três) dias úteis de antecedência, por e-mail no endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A relação de todos os diplomas disponíveis pode ser consultada na página do SIG. Este link pode ser acessado tanto para egressos que tiveram os diplomas emitidos ainda no formato físico, quanto para os egressos que tiveram a emissão já no formato digital.

Essa é mais uma importante ação que foi concretizada na instituição e faz parte do Plano de Transformação Digital da UFLA.

Para mais detalhes sobre o Diploma Digital acesse o seguinte endereço eletrônico na UFLA https://drca.ufla.br/diplomas/diploma-digital ou o portal do MEC http://portal.mec.gov.br/diplomadigital/