Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfrdeites

Visão Geral das Integrações entre os Sistemas Institucionais

Publicado: Sexta, 03 Mai 2019 10:11 | Última Atualização: Quarta, 01 Julho 2020 14:20 | Acessos: 6674

 A Coordenadoria de Sistemas de Informação/DGTI é responsável por viabilizar as integrações entre os sistemas institucionais da UFLA, e destes com sistemas externos. Um exemplo de integração é o compartilhamento de suas bases de dados, tais como base de usuários, pessoas, setores, bem como informações sobre pesquisa, processos de compra, etc.

A Figura 1 ilustra em alto nível as integrações entre esses sistemas (45 no total), que estão organizados em categorias (vide quadro inferior à direita).

  Mapa Integracao Simplificado

Figura 1 - Mapa de integrações entre sistemas institucionais na UFLA

 De modo geral, as diferenças arquiteturais entre sistemas aumentam a complexidade de sustentação da estrutura de integrações. Não é incomum por exemplo que equívocos cadastrais façam desencadear falhas em serviços de integrações devido a alguma restrição na base do sistema de destino. No intuito de melhorar o controle e acompanhamento da arquitetura de integrações, foram construídas soluções para auxiliar o monitoramento e controle da estrutura.

A Coordenadoria de Sistemas de Informação/DGTI possui como diretriz a minimização da quantidade de sistemas legados e sistemas satélites, por meio do desenvolvimento de novos módulos nos sistemas integrados de gestão. A evolução dos sistemas institucionais ocorre de acordo com o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), a partir das priorizações feitas pelo Comitê Interno de Governança da UFLA (CIGOV-UFLA).