Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfrdeites

Catálogo de Materiais

Publicado: Quarta, 22 Setembro 2021 18:45 | Última Atualização: Quarta, 22 Setembro 2021 19:03 | Acessos: 160

Os materiais enquadrados como Tecnologia da Informação e Comunicação, no âmbito da UFLA, foram divididos em dois catálogos: “Catálogo de Materiais de TIC” e “Catálogo de Materiais de TIC de demanda exclusiva pela DGTI”.
Todas as unidades acadêmicas e administrativas da UFLA deverão consultar o “Catálogo de Materiais de TIC” para realizar seu Plano Anual de Contratações (PAC) e elaborar Documento de Oficialização da Demanda (DOD). Caso haja demanda por algum item não presente no catálogo, deve-se solicitar o apoio da CATIC durante a elaboração do PAC.

Caso se entenda a necessidade de itens que compõem o “Catálogo de Materiais de TIC de demanda exclusiva pela DGTI”, deve ser aberto chamado no Catálogo de Serviços de TI, via GLPI.

Ressalta-se, dessa forma, que esses itens são demandados exclusivamente pela DGTI para atendimento de demandas institucionais via abertura de chamados e não devem ser demandados individualmente pelas demais unidades.
As especificações dos itens que compõem os catálogos possuem as descrições das informações mínimas necessárias, de forma a permitir que a comunidade consiga identificar um item para demandá-lo. Ressaltamos que os requisitos de cada item, e para cada processo de compra, serão exaustivamente detalhados no momento em que se trabalhar o Termo de Referência, entre outros documentos.

Especificamente em relação à demanda de desktops e notebooks, a DGTI definiu que a UFLA terá, em seu parque computacional, desktops e notebooks, ambos, divididos em 3 categorias: baixo, médio e alto desempenho. Isso se deve ao fato de evitar excesso desnecessário de variedade de demanda e considerando que, geralmente, a compra é realizada de forma centralizada pela Central de Compras da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia, que trabalha com essa categorização dos desktops e notebooks. Qualquer necessidade diferente das categorias padronizadas, deverá ser solicitado apoio à CATIC, para demandar.

Ressalta-se, também, que os itens referentes aos desktops e notebooks se referem aos últimos licitados, devendo ser demandados da forma como estão e podendo ser atualizados durante o processo de compra, caso se entenda necessário.

Para fins de enquadramento, considera-se o disposto abaixo:
  • DESKTOP TIPO I - BAIXO DESEMPENHO OU BÁSICO: equipamento destinado a atividades rotineiras de escritório, de atendimento ao público e administrativas convencionais.
  • DESKTOP TIPO II - MÉDIO DESEMPENHO OU PADRÃO: equipamento destinado a atividades administrativas que demandam performance.
  • DESKTOP TIPO III - ALTO DESEMPENHO: equipamento destinado a atividades que demandam mais performance em função de aplicativos e serviços especializados.
  • NOTEBOOK TIPO I - BAIXO DESEMPENHO OU BÁSICO OU ALTA MOBILIDADE: equipamento destinado a atividades que demandam maior portabilidade e uso de ferramentas convencionais em reuniões e atividades externas.
  • NOTEBOOK TIPO II - MÉDIO DESEMPENHO OU PADRÃO: equipamento destinado a atividades que demandam maior performance.
  • NOTEBOOK TIPO III - ALTO DESEMPENHO: equipamento destinado a atividades que demandam recursos elevados de desempenho em função de aplicativos e serviços especializados.